terça-feira, 28 de agosto de 2012

O QUE É IGREJA.

O QUE É IGREJA.

Retirado do livro – Plantando Igrejas que se Reproduzem – autor Joel Comiskey.


            A Confissão de Westminter (Este Concílio foi convocado pelo Parlamento Inglês, para preparar uma nova base de doutrina e forma de culto e governo eclesiástico que devia servir para a Igreja do Estado nos Três Reinos: Inglaterra, Escócia e País de Gales) descreve a igreja com grande eloqüência:

            A esta igreja católica visível Cristo deu o ministério, os oráculos e as ordenanças de Deus, para ajuntamento e aperfeiçoamento dos santos nesta vida, até o fim do mundo, e pela Sua própria presença e Espírito, os torna eficazes para o fim, segundo a sua promessa.”

            Definição de igreja dos Batistas do Sul, entretanto, é mais realista:

            Uma igreja do Senhor Jesus Cristo do Novo Testamento é [...] uma congregação local autônoma de fiéis batizados, associados pela aliança na fé e comunhão do evangelho; observando as duas ordenanças de Cristo, governada por Suas leis, praticando dons, direitos e privilégios investidos neles por Sua palavra e buscando expandir o evangelho até os confins da terra”.

            Certa vez um estudante de teologia comentou que encontrará um documento, na verdade era um texto de um Manual do Governo da Igreja Cristã Reformada, que dizia o seguinte sobre a definição de igreja:

            “Grupos de fiéis, embora pequenos demais para se organizarem, constituem a igreja e estão autorizados a amar e cuidar da igreja por meio de ministração de um conselho vizinho” – Igreja como ponto de pregações famíliares

            O próprio estudante definiu uma pequena igreja, como:

            “Reunião de pessoas em um local em um horário determinado sujeita a um papel pastoral pré-determinado.”

            Sua definição não ficou muito atrás das definições dos Grandes Reformadores da Igreja, como Lutero, Calvino e Zwínglio e muitos outros reformadores. A visão deles de igreja em um lugar onde o evangelho era corretamente pregado, os sacramentos (batismo e ceia) corretamente administrados e a disciplina da igreja corretamente praticada.

            Mas o desafio do estudante foi encontrar um meio em que um grupo pequeno ou uma igreja nas casa poderia incorporar as marcas da igreja no nível de grupo pequeno (pregar a palavra, celebrar os sacramentos e praticar a disciplina da igreja). Ele teve de superar as regras denominacionais que afirmam:

            “Um ministro da palavra servindo como pastor e uma congregação deve pregar a palavra, administrar os sacramentos, dirigir cultos públicos de adoração, catequizar a mocidade e treinar os membros para o serviço cristão.”

            Observe as palavras “dirigir cultos públicos de adoração”.
Poderia ele ter uma igreja sem cultos públicos?

Ele havia planejado começar a igreja com um grupo pequeno. Essa não seria a igreja desde o principio?

            Sua dificuldade não era meramente um exercício teórico. Ele estava buscando fundamentação a apoio denominacional.

            Aquele aluno fez seu dever da casa, pois conseguiu definir ponto a ponto como o primeiro grupo pequeno iria participar na palavra de Deus, batizar novos fiéis, compartilhar da Santa Ceia e até mesmo praticar a disciplinas cristãs.

            Na verdade, esse aluno de doutorado simplificou a definição de igreja. Sendo:

“Reunião de pessoas em um local em um horário determinado sujeita a um papel pastoral pré-determinado.”


MISSIONÁRIO RENÊ – ALIADO DE DEUS.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

AVIVAMENTO É UMA EXPLOSÃO DE INTIMIDADE E DO PODER DE DEUS.

AVIVAMENTO É UMA EXPLOSÃO DE INTIMIDADE E DO PODER DE DEUS.

Retirado do livro – Liberando o fluir do avivamento – de Gregory R. Frizzell
Páginas 25

            Voltemos nossa atenção para a maior bênção do avivamento – uma incrível proximidade com o próprio Deus! Para os cristãos que normalmente se sentem distantes e acham difícil escutar a Deus, Sua voz se torna mais clara do que a dos seus cônjuges e melhores amigos! Para aqueles que lutam com áreas espirituais onde são cativos ou derrotados, o poder de Deus começa a fluir como um rio (João 7:38). Montanhas começam a se mover, e as respostas tão esperadas começam a chegar. Igrejas e ministros que estavam cansados e secos de repente irrompem com nova vida. O nome de Deus é exaltados, e Seu reino explode com muitas colheitas evangelisticas.

            Embora o fluir do avivamento não remova todo o sofrimento, a graça de Deus se torna tão real que passamos a não nos importar com ele. De fato, o verdadeiro avivamento traz certo nível de perseguição por  parte daqueles que se opõem a Deus. Porém, cristãos realmente avivados estão tão cheios de Deus que podem se regozijar nas suas perseguições e provações ( 2 Coríntios 12:9; Tiago 1:1-13).

            Prezado santo, se você está entre os milhões que lutam para atingir uma vida forte de oração e de intimidade com Deus,  por favor, tenha esperança. O poder espiritual não está fora de seu alcance. Mas além das bênçãos pessoais e da intimidade com glorificar Seu nome. Na verdade, o verdadeiro avivamento tem tudo a ver com Ele, não conosco.

Missionário Renê – Aliado de Deus.


O VERDADEIRO AVIVAMENTO SE DÁ ATRAVÉS DE RELACIONAMENTOS QUE GLORIFIQUEM A DEUS.

O VERDADEIRO AVIVAMENTO SE DÁ ATRAVÉS DE RELACIONAMENTOS QUE GLORIFIQUEM A DEUS.

Retirado do livro – Liberando o fluir do avivamento – de Gregory R. Frizzell
Páginas 24-25

            O derramamento da presença de Deus na somente muda igrejas, mas a sociedade. Os índices de criminalidade e imoralidade imediatamente caem, os padrões de relacionamentos familiares melhoram, milhões de pessoas experimentam curas maravilhosas em suas vidas e relacionamentos. Transformações sociais benéficas e missões se multiplicam. Num grande avivamento, o evangelismo e a colheita global explodem e passam do teto! O melhor de tudo é que o nome de Deus recebe toda a glória.
            Caro leitor, se tudo isso soa para você como um conto de fadas, eu posso assegurar-lhe de que Deus tem feito muitas vezes na história. A boa nova é que nosso Deus não muda e Ele pode fazer acontecer de novo (Hebreus 13:8). Na verdade, em muitos lugares do mundo agora, o mover de Deus tem sido sentido. Só porque não vemos ainda um derramamento não quer dizer que na virá.

            Sabemos que Deus pode mandar avivamento, a pergunta que fica é: “Por que Ele ainda não o fez?”
  1. Porque muitos crentes e igrejas não atingiram o nível requerido em arrependimento e oração (troquei o que está no original do livro, onde oração é antes de arrependimento).
  2. Porque muitos buscam as bênçãos do avivamento ao invés da santificação e glorificação do nome de Deus ;
  3. Porque barreiras produzidas pelo ódio e brigas estão bloqueando o Espírito Santo.

Conclusão : Mas graças a Deus há uma resposta, e as barreiras relacionais podem cair através da oração e da obediência renovadas. Aí então, Deus se revela com poder fenomenal!!!!

Missionário Renê – Aliado de Deus.