domingo, 24 de fevereiro de 2013

COMO AS ESCRITURAS QUALIFICA O HOMEM.


 PARTE 1

HOMEM INOCENTE.

            A Bíblia nos ensina vários fatos importantes sobre o homem como foi criado originalmente:

ü      Foi criado direto e instantaneamente por Deus, do pó da terra (Gênesis 1:26-27 e 2:7). Seu corpo foi criado primeiro e depois sua alma. Isto exclui completamente a “teoria” da evolução, que declara  que a vida em primeiro lugar. A Bíblia também deixa bem claro que Adão foi o primeiro homem ( 1Coríntios 15:45).
ü      Foi criado à imagem de Deus (Gênesis 1:27) isto significa que tinha faculdades intelectuais e mentais, tinha personalidade e conhecimento e um ser infinito.
ü      Era um ser tripartido ( 1 Tessanolissense 5:23):. Foi  criado com um corpo (sua natureza física), uma alma (sua natureza emocional e volitiva) e um espírito (sua natureza espiritual).
ü      Tinha mente para pensar (Gênesis 2:15 e 20) emoções para sentir (Gênesis 3:8) e vontade para tomar decisões (Gênesis2:15-17). Esta vontade foi originalmente um livre arbítrio. Ele não tinha a natureza pecaminosa que influenciaria tal vontade – como acontece conosco. Consequentemente ele era tanto livre quanto apto a fazer o que quisesse.
ü      Deus criou o homem para Sua glória (Isaías 43:7, Colossenses 1:16, Apocalipse 4:11) e para se comunicar com Ele (Gênesis 3:8-9).
ü      primeira mulher foi criada do homem (Gênesis 2:21-22; 1 Coríntios 11:8; 1 Timóteo 2:13)
ü      Deus colocou o homem no jardim (Gênesis 2:15-17), mas não sabemos por quanto tempo foi isso.

Mas sabemos que não foi definitivamente, pois houve um ato que tornou o homem não digno de estar mais neste jardim. Estamos falando da desobediência de ter quebrado a única exigência de Deus para estar no jardim.


PARTE 2

HOMEM CAÍDO

            1- A Bíblia nos contas vários fatos importantes sobre o homem e o que aconteceu na queda:

ü      homem desobedeceu a Deus e a seu mandamento (Gênesis 3:1-8; Romanos 5:12-19; 1 Coríntios 15:21-22; 1 Timóteo 2:13-14).
ü      Esta desobediência é pecado – e, como resultado, o homem caiu de seu estado inocente, original esse tornou pecador (Gênesis 3:7-12).
ü      tentação de pecar veio de fora – de Satanás, por meio da serpente  (Gênesis 3:1-5); e não de dentro. O homem ainda não tinha a natureza pecaminosa.
ü      Eva foi enganada e cedeu. Adão não foi enganado, mas cedeu (1 Timóteo2:14)

2- A Bíblia nos ensina claramente sobre o pecado -  o que é e o que faz:

ü      O pecado contra Deus – Salmo 51-4;
ü      O pecado é transgressão da Lei de Deus – 1 João 3-4;
ü      O pecado deve ser punido – Romanos 6:23;
ü      O pecado é universal – Romanos 3:23;
ü      Somos pecadores por natureza – Efésio: 2:3;
ü      Somos pecadores por prática – Mateus 15:19;

3- A Bíblia nos mostra as conseqüências imediatas do pecado e da queda do homem.

ü      Para o homem e para mulher – morte física e espiritual (Gênesis 2:17; 3:19), medo de Deus, escondendo-se da Sua presença (Gênesis 3:8), vergonha em conseqüência do pecado (Gênesis 3:8), vergonha em conseqüência do pecado (Gênesis 3:7), e a expulsão do jardim (Gênesis 3:24).
ü      Para homem – a terra foi amaldiçoada e ele se tornou sujeito ao trabalho físico exaustivo (Gênesis 3:17-19).
ü      Para mulher – sofrimento e dor ao dar a luz, e sujeição ao homem (Gênesis 3:16)
ü      Para a serpente – ela se tornou um réptil que causa repugnância (Gênesisu 3:14)
ü      Para Satanás – julgamento através da futura morte de Jesus Cristo (Gênesis 3:5).

4- A Bíblia nos mostra os resultados para toda a raça humana.

ü      A razão pela qual toda a raça humana se tornou pecadora: a liderança da raça humana tinha sido depositada sobre Adão. O que ele fez, portanto, se estendeu a toda a raça humana, e quando pecou, todos nós pecamos. Seus pecados e os resultados dos mesmos foram imputados à toda a sua posteridade (Romanos 5:12; 5:15-19; 1 Coríntios 15:21-22). É conhecido o pecado original. Cada homem e mulher nascido no mundo é, portanto, nascido com a natureza pecaminosa (Efésio 2:3) está morto espiritualmente (Efésio 2:1-5) e morrerá fisicamente (Romano 5:12; 6:23). A única exceção foi o Senhor Jesus Cristo.

ü      Descrição de um homem pecador: cada pessoa neste mundo desde então (com exceção do Senhor Jesus Cristo) pode ser descrita de quatro maneiras –

a-) Ela está morta espiritualmente – Efésio 2:1 – 5;
b-) Está cega espiritualmente – 2 Coríntios 4:4;
c-) É controlada pelo pecado – Colossenses 1:13; e
d-) É inimiga de Deus – Romanos 5:10; 8:7-8.
            É obvio que por meio desta descrição bíblica, que o homem caído e pecador é incapaz quando à salvação. Por estar morto, cego e controlado pelo pecado, ele não tem capacidade de se salvar ou até mesmo de dar o primeiro passo para salvação. Como inimigo de Deus, ele não tem desejo de ser salvo, a não ser que Deus trabalhe primeiro em seu coração e na sua vida.
            Portanto, é Deus que dá o primeiro passo para a salvação – não o homem. O homem caído tem o livre arbítrio para fazer o que quiser. Mas não é livre para fazer o que deveria fazer  - a não ser que Deus lhe dê essa capacidade. Em outras palavras, ele  tem completa liberdade de escolha – mas não liberdade completa da sua vontade.

ü      Os resultados para o homem pecador: O homem caído tem dois problemas básicos.
a-) É culpado diante de Deus (Romanos 3:19). Sua posição está errada. É um problema legal que necessita de uma resposta legal.
b-) Ele está contaminado pelo seu pecado (Romanos 3:9-18). Seu estado e sua personalidade estão errados. Este é um problema moral que precisa de uma resposta moral.

ü      As necessidades do homem pecador :  o homem caído tem duas necessidades básicas:
a-) Precisa ser perdoado (Atos 2:3; 13:38) deste modo resolverá seu problema de culpa.
b-) Precisa  ser transformado (João 3:5-7). Isto começa a resolver seu problema de contaminação do pecado.

ü      A resposta de Deus ao homem pecador: Jesus Cristo morreu na Cruz pelo homem caído. Sua Morte teve dois propósitos principais:
a-)Justificá-lo (Romanos 5:1). Proporcionando uma nova posição e resolvendo seu problema de culpa.
            - Todos seus pecados são perdoados;
            - Deus o vê tão puro quanto Jesus Cristo.

            Ele pode agora, progressivamente, viver uma vida agradável a Deus porque a base do problema da contaminação do pecado foi resolvido.
            Ambos acontecem instantaneamente quando o pecador se arrepende e confia em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.





PARTE 3

O HOMEM REGENERADO

            No próximo capítulo haverá um exame detalhado  do homem redimido e das doutrinas da salvação. Enquanto isso, será de grande ajuda dar uma olhada no breve resumo do plano de Deus para a salvação. Ao seguir os seis passos, um a um, por favor, observe a próxima figura.






                        Descrição do diagrama

a-) Este diagrama nos mostra que é Deus quem dá o primeiro passo – Ele precisa dar o primeiro passo pro causa da condição do homem caído, morto, cego, controlado pelo pecado e hostil.

b-) E m segundo lugar vem a responsabilidade do homem de agir com base no “passo” dado por Deus – isto é, arrepender-se e confiar em Cristo.

c-)Quando assim fizer, Deus fará várias coisas nele e para ele. Oito destes benefícios estão descrito acima. Entretanto, serão para ele, só o começo.

d-) Agora ele tem pelo menos quatro responsabilidades a serem cumpridas – adorar, orar, ouvir e obedecer (Josué 5:13-15)

e-) Ao cumprir estas responsabilidades, Deus trabalhará continuamente em sua vida no processo da santificação.

f-) Então chegará o dia em que ele será glorificado através da morte ou da segunda vinda de Jesus Cristo.



PARTE 4

O HOMEM GLORIFICADO.

ü      O crente anela pelo momento em que Jesus Cristo voltará, o transformará e o levará para o céu. Naquele momento, seu corpo e sua alma (e espírito) serão glorificado juntamente e ele será como Jesus Cristo (1 João 3:2).
ü      Ou morrerá. No momento da morte, sua alma e espírito serão glorificados e perfeitos. Irão para juntos de Cristo que é muito melhor (Lucas 23:43; 2 Coríntios 5:8; Filipenses 1:23; Hebreus 12:23). Seu corpo será enterrado e decomposto.

Quando Jesus voltar, seu corpo original será ressuscitado e será transformado num corpo glorificado. Este corpo não será mais sujeito a morte ou ao pecado e será como Jesus cristo ( 1 Coríntios 15:35-54; Filipenses 3:21). Será então unido novamente à sua alma, anteriormente glorificada (e Espírito) – e esta será sua condição eterna ( Apocalipse 21:3).

Na volta de Jesus cristo, o crente comparecerá diante do trono de julgamento de Jesus Cristo ( 1 Coríntios 3:12-15 e 2 Coríntios 5:9-10). Sua obra na terra será examinada por Cristo e ele receberá recompensas por ela. Não há possibilidade de condenação de nenhum tipo, para o crente (João 5:24; Romano 8:1). A alegria de cada pessoa no céu será completa por toda a eternidade.

Na volta de Jesus Cristo, os mortos, não salvos, também serão ressuscitados e unidos novamente às suas almas. As mesmas já se encontram num lugar de trevas e de castigo (Mateus 25:41 – 46; Lucas 16:19-31). Então serão julgados diante do Grande Trono Branco e lançados no lago de fogo (Romano 2:5-12; Apocalipse 20:11-15).