sexta-feira, 14 de novembro de 2014

HOJE É DIA DE COLETA DE LIXO.

HOJE É DIA DE COLETA DE LIXO.

       Alguns estudiosos, principalmente de criminalística, possuem a convicção de que somos capazes de aprender ou descobrir muito com os depósitos de lixo do mundo. Também podemos conhecer muito de uma comunidade observando o cemitério desta comunidade, pois seus túmulos revela sua crença, poder financeiro e muitas outras características.
Imagine que a partir de hoje cada um deveria cuidar de seu próprio lixo, quando digo isso, não é colocar o lixo na rua para que a companhia de lixo de o devido destino. Estou falando que deveríamos carregar nosso próprio lixo para onde fomos. Bem descrito nas imagens da copa com o “japoneses” limpado os estádios por onde passavam. Sim carregar nosso próprio lixo.
A cultura local às vezes atrapalha este processo, pois os mais velhos são os primeiro que se monstra desinteressados de contribuir para o processo funcionar. Mas vamos a que interessa.
Você é produtor de pelo menos 250 gramas de lixo diário, que no final do dia está computado em sua lixeira pessoal, que na verdade está sempre em um lugar bem afastado de seu convívio. Por que será desta distância?
A própria concepção de lixo se monstra muito feio. Usamos a palavra até como pejorativo de coisas que não estão certas. Você é um lixo. Este projeto está um lixo. Sua vida é um lixo. E assim por diante...
Mas você que é cristão já parou para pensar que o pecado é um tipo de lixo em sua vida? E que no final de cada etapa temos que descartar este lixo em alguma lixeira, e quando é acondicionado neste recipiente e tampado para que o cheio não nos incomode. As moscas que são atraídas pelo lixo e se transformam em insetos indesejáveis em nossa vida.
Agora tem pessoas que gostam de guardar seus lixos (pecados) em um lugar profundo que onde deveria estar somente o amor de Deus – coração. Transforma seu próprio coração em uma lixeira e não consegue como o lixo domiciliar, colocá-lo para fora para ser coletado.
Mas, seus detritos diária (250 gramas de lixo) são descartados na lixeira, que um dia sim e outro não, são colocados na rua para ser coletado, e agora esta sendo até reciclado, por alguém que você paga para isso.
Você tem retirado o lixo que está em seu coração? Ou tem deixando-o apodrecer e gerar muito mau cheiro? Este lixo já faz parte de sua vida, aponto de não sentir mais o seu mau cheiro? Fazendo parte do seu dia-a-dia. O mau cheiro com sua convivência acaba fazendo parte de sua vida, mas não faz parte nas vidas que estão por perto.
Mau cheiro pode afastar as pessoas, mesmo aquelas que mais nos ama. Mau cheiro nos detritos diário geram moscas, que geram larvas, que geram decomposição.
Mas agora imagine se houve uma greve deste coletor de lixo. Você está até disposta a ficar livre do lixo, mas não tem ninguém para recolher. Vai se acumulando e o processo que aconteceria no interior de sua casa, agora acontece em frente desta mesma casa, podem assim, as pessoas conhecer o tipo de lixo que você gera. Seria um desconforto a mais, não acha?
Penso em nossa vida pessoal. Nos lixos que geramos no interior de nosso coração, que no final, pode ser chamado de pecado. Mas será que o pecado tem cheiro? Pode até não ter, mas existe a lei da ação e reação. O pecado pode ser visto sim, de várias formas. Que no final, gera um cheiro que pode repudiar os seus atos, tendo a mesma reação do mau cheiro- se afastar para não colar, contaminar nossas vestes.
Um dia passou pelo mundo um coletor de lixo. Não queria estar nesta posição, pois no Jardim do Getsêmani. Um observador pensaria que as orações ali feitas não foram respondias. Jesus  tinha acabado de oferecer um angustiado apelo a Deus “Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mt26:39).  Isso pode ser traduzido como ... passa de mim este emprego de lixeiro,”. Essa não foi uma calma e serena oração. Mateus diz que Jesus triste e muito angustiado (Mt 26:37). O Mestre “prostou-se sobre o seu rosto”  e clamou a Deus. Lucas conta-nos que Jesus estava “em agonia” e que “o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até ao chão- (Lucas 22:44).
Agora imagine se Jesus naquele momento fizesse greve e não recolhesse nossos lixos (pecados) com sua morte na cruz.
Pense como estaria a humanidade neste instante. Poderíamos deduzir que seriamos uma lixeira ambulante, com um perfume peculiar de lixeira, e para ajudar, muitas moscas para incomodar.
Mas hoje podemos nos libertar de nossos pecados, tirar o odor que nos impedem de andar de cabeça erguida e se livrar das moscas que nos impedem de respirar.
E isso se mostrou em João 3:16 - 18
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.


Então, chegamos a conclusão que para quem crê, todos os dias é DIA DE COLETA DE LIXO, é só colocar o lixo pra fora e confiar que vai ser recolhido.

sábado, 1 de novembro de 2014

Deus É COMO ORVALHO.

Deus É COMO ORVALHO.
Retirado do devocional  - Gotas de Esperanças para alma.

“Serei para Israel como orvalho, ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o cedro do Líbano. Oséias 14:5”



Há várias figuras de linguagem que nos ensina sobre Deus. Deus é o sol e escudo. Deus é torre forte e cidade refúgio. Deus é fogo e luz. Dentre tantas metáforas, queremos destacar uma, a figura do orvalho. O profeta Oséias diz que Deus é como orvalho para seu povo. O orvalho cai todas as noites. Assim é a presença de Deus com você: diária e contínua.

O orvalho cai sem o estardalhaço dos trovões e sem o impacto dos relâmpagos. Assim é presença de Deus com você. Muitas vezes Deus está presente na sua vida através das coisas simples. A ação providente de Deus não está presente apenas nos fatos extraordinários, mas também, e sobretudo, nas coisas ordinárias. O pão  sobre a mesa, o ar que você respira, a proteção diária quando você vai e volta para sua família. Tudo isso é cuidado de Deus. Ele está vindo sobre você como orvalho. Mas, o orvalho refresca e renova os campos depois de um dia de sol causticante. Deus também vem sobre sua vida depois das lutas, das lágrimas, do aperto, para renovar suas forças, para consolar seu coração e para encher sua vida de paz. Deus é como o orvalho para você.

Outros atributos de Deus podem ser conhecidos quando lemos as Sagradas Escrituras, não com senso crítico, mas quando buscamos uma forma de relacionarmos com o Criador, sabendo que este relacionamento é muito antigo, mas que foi desgastado pelo pecado.


Jesus, O PASTOR DIVINO.

Jesus, O PASTOR DIVINO.

Retirado do devocional – gotas de Esperanças para alma.

“como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelha dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas. Ezequiel 34:12”.



 Jesus é o Pastor divino, que ama e cuida das suas ovelhas. Ele é tanto o pastor das ovelhas como a porta das ovelhas. Davi, um pastor de ovelhas, retrata Jesus como Pastor de forma magistral. O Salmo 22 nos apresenta Jesus como o bom pastor que deu sua vida pelas ovelhas. O Salmo 23 nos apresenta Jesus como o grande pastor que vive para as ovelhas e o Salmo 24 nos apresenta Jesus como o supremo pastor que voltará para as ovelhas. Jesus é o bom, o grande e supremo pastor. A ovelha de Jesus tem direção, provisão e companhia. O velha de Jesus tem descanso da fadiga, proteção contra os inimigos e presença consoladora nos recantos escuros da sombra da morte. A ovelha de Jesus tem paz a bondade e a misericórdia como amigos permanentes na jornada da vida e a certeza da glória quando cruzar as fronteiras da morte. VOCÊ É OVELHA DE Jesus? Já entregou sua vida a ele? Já tem experimentado o seu cuidado e o seu pastoreio?