sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O CAMINHO, VOCÊ CONHECE?



O CAMINHO, VOCÊ CONHECE?




"Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho lhe serve". Henry Kissinger.

João 14:4 - Vocês conhecem o caminho para onde vou.

Quando nós dispomos a trilhar um caminho, não devemos fazer de qualquer jeito, pois estamos fadados a errar este caminho, é muitas vezes, não chegar ao destinos. Em outras vezes até chegando, mas fora do horário previsto, o dito atrasado.

João 14:5 - Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?

O melhor mapa de referência é sempre pessoas que já conhecem o destino.

João 14:6 - Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Sempre pergunto para taxistas, motoboy, é em último caso policiais, quando chego próximo do meu destino. São pessoas familiarizados com o contexto urbano da cidade.

João 14:7 - Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto.

Nesta passagem Jesus se mostra disposto a nós orientar a chegar onde Deus habita - no céu. Jesus se colocando como uma bússola para nos mostrar o Norte verdadeiro. Nosso coração anseia pela verdade, anseia por intimidade com o Pai e, por isso mesmo, quem ama a verdade ama tudo que aponta para verdade. É como quem sonha em ir á praia.  Qual não é a sua alegria de ver as placas indicando a direção da praia? Festa, expectativa, estamos no caminho certo! Mas imagine que há quem não tenha entendido bem e imaginou que a praia era aquela placa. Nunca esteve em uma praia, por achar que a placa era a sinalização final, ponto final de seu destino. Com isso, arma sua barraca do lado da placa e fica por lá. Feliz por ter atingido seu destino - a praia. Mas mau sabe ela que está ainda no meio de seu caminho. Assim são as pessoas  que idolatram as "placas"( sentido figurado) que apontam para Deus (para a morada celestial), se esquecendo que Jesus que é o caminho (bússola, o orientador do caminho), mas preferem acampar próximo da placa, ou seja, trazendo para nossa realidade, próximo de personagem bíblicos, líderes religiosos, da idolatria de um modo geral.  Elas param no meio do nada, de lugar nenhum, é nunca chegam a experimentar a brisa, a maré, a areia.

Ao inverso que se diz o ditado popular : VAI ANDAR E ANDAR, MAS NÃO VAI MORRER NA ESTRADA.