sexta-feira, 1 de março de 2013

... Continuação para sabermos "O QUE É UMA IGREJA"


IGREJA - O CORPO DE CRISTO.

Retirado do  livro – Igreja – O corpo de Cristo – Pastor Edison Queiroz

FUNDAMENTOS DA IGREJA

Retirado do  livro – Igreja – O corpo de Cristo – Pastor Edison Queiroz

1 - O QUE NÃO É IGREJA?

Muitas pessoas têm um conceito errado de igreja. Para esclarece, vamos procurar entender o que “NÃO É IGREJA”.

  • IGREJA NÃO É UM TEMPLO – A maioria das  pessoas chama um templo de igreja. Claro que na língua portuguesa está determinado que uma construção com uma torre e uma cruz é chamada de igreja, mas a Bíblia nunca ensinou que a igreja é uma construção.

  • NÃO É O REINO DE DEUS – A igreja de Cristo faz parte e é uma manifestação do Reino, mas o Reino de Deus é mais amplo do que a igreja.

  • NÃO É UM SHOW OU UM EVENTO – Igreja também não é uma reunião feita em algum dia da semana, onde todos ficam sentados num auditório e cantam músicas e depois ouvem uma pregação.

Então, o que realmente é a igreja?

A igreja é o conjunto de pessoas nascidas de novo (2 Coríntios 5: 17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.) que se reúne em qualquer lugar para glorificar a Deus, para edificação mútua e par estudar a Palavra de Deus, isto mostra claramente que a igreja de Cristo não cabe individualismo. È uma vida em comunidade. É uma vida em comunidade, onde a autonomia e liberdade se tornam limitadas.

Como o passar do tempo, a igreja foi perdendo suas características básicas, e o que vemos hoje, em muitos lugares, está longe de ser a igreja que o Novo Testamento ensina. O conceito de família, relacionamento, interdependência e compromisso mútuo tem sido trocado pela idéia de que a igreja é um lugar de solução de problemas e mais nada.

É tempo de nos voltamos para Deus e sua Palavra e procurar conhecer o que Ele realmente quer que a igreja seja, tomarmos decisões claras e fazer tudo para que a igreja volte a ser o organismo que Deus desenhou.

2 – O QUE É IGREJA

A palavra utilizada na língua original do Novo Testamento para igreja é ekklesia, que significa “ASSEMBLÉIA DOS CHAMADOS PARA FORA”. É uma junção de duas palavras :  EK = “fora”                  KALEO = “chamado”

Em Atos 19:41, temos: “E, havendo dito isto, dissolveu a assembléia”. No original, a palavra para assembléia = ekklesia. Com o passar do tempo, a palavra foi utilizada para igreja como aparece na maioria das vezes no Novo Testamento.

Igreja, então, é o conjunto de pessoas chamadas por Deus para formarem um grupo especial que leva o Seu nome.
Deus planejou a igreja para cumprir diversas funções no mundo, e no final dos tempos ter sua união completa com Cristo, o que a Bíblia chama de “Bodas do Cordeiro”.
            “Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja a esposa a si mesma já se ataviou” – Apocalipce 19:7.

Muitas pessoas chamam um edifício de igreja, mas a igreja é composta de pessoas. Há algumas pessoas que chamam o edifício onde se reúne a igreja de “casa de reunião”, e chamam as pessoas d igreja. Se pensamos bem, elas estão certas.

É muito importante ter o conceito correto de igreja, porque vivemos numa época em que a igreja tem sido muito atacada, e aparentemente está vulnerável. Infelizmente há alguns que decidiram abandonar a igreja por causa de algumas decepções que tiveram, e por diversos erros do passado. O correto é nos unirmos ao grupo dos chamados para fora e juntos procurar cumprir os propósitos de Deus para a sua igreja.

A igreja é o instrumento de Deus para manifestar-se ao mundo, e funciona como agente catalisador, para evitar que o mal se alastre ainda mais.

Precisamos estudar a Palavra de Deus e orar para que a igreja seja o movimento que Deus planejou e faça aquilo que Ele determinou como suas funções.


3 – A ORIGEM DA IGREJA.

  • O SEU FUNDADOR : JESUS CRISTO.  –
Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela “ – Mateus 16:18.

Jesus disse : “edificarei a minha igreja”. Fica claro que quem edifica a igreja é Cristo. Ele disse isto enquanto preparava seus discípulos que iriam dar continuidade ao movimento, antes de sua morte na cruz. Ele veio ao mundo para salvar os perdidos e reuni-los em um organismo onde há UNIDADE e INTERDEPENDÊNCIA.

  • SUA ORIGEM : A CRUZ DO CALVÁRIO.
Existe opiniões diferentes sobre quando a igreja começou. Alguns comparam a igreja ao povo de Israel no Antigo Testamento, e dão a entender que ela surgiu naquela época. Outros dizem que teve início quando Cristo nasceu. Alguns ainda dizem que ela começou quando Jesus se manifestou na cruz, e há os que afirmam que o seu surgimento se deu n dia do Pentecostes.

O apóstolo Paulo, ensinando a igreja de Éfeso, disse o seguinte para seus líderes :
            “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispo, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com seu próprio sangue” Atos 20:28

Note que o texto afirma que a igreja de Deus foi comprada pelo sangue de Jesus Cristo. Foi na Cruz que Deus iniciou o processo de reunir pessoas para formar uma nova comunidade, perdoada, sacrificando para isso a vida do seu Filho Jesus Cristo.

Podemos dizer que, embrionariamente, a igreja estava sendo preparada no Antigo Testamento, teve sua gestação durante o ministério de Jesus aqui na terra, e o seu nascimento foi no dia de Pentecoste, quando ela estava preparada para enfrentar o mundo.

É importante observar que, após o derramar do Espírito Santo, a igreja começou a funcionar, e naturalmente, se reunir. A pessoa de Jesus Cristo, sua obra e a operação do Espírito Santo, eram o ímã que atraía os cristãos uns aos outros, e formavam naturalmente esta “ASSEMBLEIA DOS CHAMADAS PARA FORA”.

O estilo de vida que eles tinham eram a unidade, o amor, e o poder que havia neste grupo de cristãos eram as características que mostravam claramente que este era um movimento que fazia uma grande diferença no meio de um mundo cheio de trevas e maldades.

Não demorou muito para que houvesse uma reação contrária, e a perseguição acontecesse. Muitos tentaram, com exércitos, poderio militar, e até com suborno, diminuindo a força da igreja, mas ela está viva, e continuará firme e forte até a volta do Senhor Jesus Cristo.

  • SUA COMPOSIÇÃO : CHAMADOS POR DEUS.
É uma assembléia de pessoas que foram chamadas por Deus, lavadas, santificadas, e justificada no nome do Senhor Jesus Cristo. A Bíblia diz:
            “Tais foste alguns de vós; mas vós vos lavaste, mas foste santificados, mas foste justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” 1 Corintios 6:11

A verdadeira igreja de Cristo é um grupo de pessoas chamadas e separadas por Deus, que se reúne regularmente para ADORAR, APRENDER, EXERCER apoio mútuo, e PROGRAMAR a Palavra da Salvação, e por final REPRODUZIR, GERAR frutos para reino de Deus.

Conclusão ALIADO DE DEUS – vemos que com a morte de Abel, caim foi afastado do meio que vivia, na passagem de Gn 4:16 – Então Caim afstou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node (peregrinação), a leste do Edem.  Depois Caim teve um filho e com isso, construí uma cidade em homenagem a Enoque. Vemos que toda vez que se afastamos de Deus, temos uma tendência de construir coisas. Será que isso vai nos afastar mais de Deus? Da igreja, pois sempre que temos dificuldades com Deus, a primeira reação e se afastar da Igreja.


4 – COMO FAZER PARTE DA IGREJA.

Existe uma porta de entrada para a igreja de Cristo. O próprio Senhor Jesus disse:
            “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” João 10:9

Qualquer pessoa que reconhecer seu pecado, se arrepender e confiar em Cristo como seu único e suficiente Salvador, passa automaticamente a fazer parte da igreja de Cristo.

Porém, essa pessoa também precisa fazer parte de uma igreja local, em obediência à Palavra de Deus. É importante fazer um compromisso de ser parte de um grupo que se reúne regularmente para crescimento espiritual (ensinamentos), adoração (participação integral nos cultos), comunhão (estreitamente de relacionamento), serviço (trabalhar diretamente na obras da igreja) e proclamação do evangelho (participar dos trabalhos evangelisticos).

Em algumas igrejas, a pessoa faz a sua profissão de fé, seguida do batismo nas águas, e torna-se membro. Outras têm uma cerimônia pública para o recebimento dos novos membros.

É muito importante pertencer a um grupo local, onde você serve e é servido por outros membros. Não fazendo com alguns que acham que por algum motivo prefere a modalidade de igreja – Cristo em casa
Hebreus 10 :23-25
“ Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Já aprendemos que a igreja é o Corpo de Cristo, onde Ele é a cabeça e nós os membros. Se Cristo é a cabeça, devemos prestar obediência irrestrita e incondicional a Ele, e Ele mesmo quer que a igreja viva em unidade espiritual.

Por outro lado, a bíblia afirma que somos membros uns dos outros. A Nova Versão Internacional (NVI) diz que estamos ligados uns aos outros.

            “Assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros” .  Romanos12:5.

Não existe cristianismo individualizado. Mas hoje em dia vemos pessoas que vão À igreja simplesmente para buscar algum beneficio, entram e saem sem ter qualquer contato ou comunhão com outros irmãos, não sabem o que são os dons espirituais, não servem em são servidos pelos irmãos, mas dizem que são membros de igreja. Isto não tem nenhum apoio bíblico. É tempo de voltarmos para a Palavra de Deus e sermos a verdadeira igrej de Cristo.

Se você ainda não está unido a uma igreja, faça isso o mais rápido possível, e você sentira a emoção de pertencer à família de Deus.


5 – MANIFESTAÇÃO DA IGREJA.
A igreja de Cristo é tão grande, e o conceito tão amplo, que precisamos sistematizar uma nomenclatura que nos facilite entender o conceito:

  • IGREJA UNIVERSAL.
È o conjunto de pessoas em todas as épocas, desde a criação até a volta de Cristo. A salvação somente pode acontecer pelo sacrifício de Cristo na cruz. Alguns perguntam:
            E os que viveram e serviram a Deus antes da cruz?
A Bíblia afirma que eles foram salvos pela fé nas promessas Deus e creram na salvação, ne vinda do Messias, Cristo:

            “Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho pro sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados” Hebreus 11:39-40
Esta igreja somente será conhecida no dia em que Cristo voltar e reunir os salvos.

            “Portanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e,assim, estamos para sempre com o Senhor” 1 Tessalonecenses 4:16-17.

  • IGREJA LOCAL
É a igreja que se reúne em alguma localidade. No começo, a igreja era conhecida pelo nome da cidade. Por exemplo, o apóstolo Paulo escrevia suas cartas à igreja da cidade tal. Mas esta igreja se reunia nas casas, e tinham sua liderança. Hoje chamamos de igreja local a qualquer grupo de pessoas que se reúnem regularmente, sob uma liderança e sob o nome de Jesus Cristo.

Algumas pessoas, por experimentar alguma decepção com líderes ou membros de igrejas, decidem não freqüentar mais uma igreja e dizem que são cristãos sem igreja (cristãos nominais). Isto é ERRADO,  pois a Bíblia ensina que ao receber a Cristo, você passa a ser parte da igreja universal, com todos os que já forma salvos, e deve participar de uma igreja local, onde você serve o Corpo de Cristo, e também tem comunhão com outros irmãos.


Um cristão nominal é um cristão apenas de nome. É alguém que acha que é cristão, se diz cristão talvez sua cultura, sua família, seus antepassados, sejam cristão – talvez, eles até vão para a igreja; mas não tem fome espiritual em suas vidas, não há desejo de conhecer melhor a Deus. Eles não encontram prazer em ler a bíblia, ou ouvir o que ela ensina. Eles não se deleitam em Deus. Eles vivem para outras coisas. Não têm suas vidas guiadas por Deus. Eles não vão a Deus para obter perdão. Tudo isso é sinal de que você é um cristão nominal, que diz ser cristão com palavras, mas isso não é a realidade. Jesus disse que quando Ele voltasse para julgar o mundo, haverá um grande grupo de pessoas que o chamará de Senhor, eles dirão “Senhor, Senhor”, e eles terão feito coisas incríveis em nome de Deus, e vão achar que Jesus é seu amigo. Mas Jesus dirá a essas pessoas: “Apartem-se de mim, nunca conheci vocês”. Não é suficiente você dizer que é cristão, não é suficiente você dizer que tem tempo atrás você fez uma oração, ou foi batizado, então você é cristão


6 – A IGREJA E O CORPO DE CRISTO.

A Bíblia apresenta diversas figuras que ilustram a igreja. Hoje veremos a igreja como o Corpo vivo de Cristo.

Esta é uma das figuras preferidas do apóstolo Paulo. A igreja sendo comparada ao corpo humano. Jesus Cristo é a cabeça, e todos os cristãos são os membros ou partes deste corpo. Veja o que diz:

  • JESUS É A CABEÇA.
“E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser “O” cabeça sobre todas s coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” Efésios 1:22-23.

O líder da igreja é o Senhor Jesus Cristo. Deus o colocou como “O” cabeça. Aquele que dá as ordens, a igreja obedece ao seu comando. Ele continua dirigindo sua igreja por meio da presença do Espírito Santo que Ele mesmo prometeu e deu à igreja.

  • OS CRISTÃOS SÃO OS MEMBROS.
“Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo” – 1 Coríntios 12:27.

Todos aquele que creu em Cristo, entregando sua vida a Ele, e teve uma experiência pessoal chamada de “novo nascimento”, tornou-se membro do Corpo de Cristo. Foi ligado espiritualmente a este corpo, e agora está sob o comando do cabeça, Cristo, e unido a outros membros, formando o Corpo. A realidade é tão profunda que a Bíblia diz que somos “membro uns dos outros”.

            “Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em cristo e membros uns dos outros” Romanos 12:4-5

Infelizmente, há muitas pessoas que simplesmente freqüentam um culto numa igreja, entram e saem da mesma forma, e não têm qualquer relacionamento com outras pessoas. É tempo de aprendermos o que significa ser membros uns dos outros. Há uma implicação muito profunda em ser um cristão verdadeiro. Além de obediência ao “cabeça”, a saber, Cristo, há também o fato de serem membros, e estão em união e interdependência com outros cristãos.

  • FORMAM UM SÓ CORPO
“Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua a seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” – Efésios 4:15-16

A bíblia deixa claro que cada cristão é membro do corpo de Cristo : Notem que fala do corpo e diz que deve estar bem ajustado, e consolidado, ligado pels juntas, e trabalahando em cooperação.

Se você afirma ser um cristão, deve fazer parte de um grupo, onde você tenha o senso de pertencer, e saber que está ligado a outro cristãos formando um só corpo. Não há espaço para o individualismo na igreja de Cristo. Não há como ser um cristão isolado de outro. A Igreja de Cristo é importantíssima.

  • ESTE CORPO CRESCE
“Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu sérvio para edificação do Corpo de Cristo” – Efésios 4:12.

Vejam que o Corpo de Cristo está constantemente em edificação. Este crescimento é tanto numérico quanto também espiritual.

            “De quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” – Efésios 4:16.

Assim como um bebezinho nasce e começa um processo de crescimento até formar uma pessoa completa, o Corpo de Cristo também está neste processo de crescimento. Á medida que a igreja vai evangelizando, enviando missionários, trazendo outros para fazer parte do Corpo de Cristo, há um crescimento.

Você faz parte do Corpo de Cristo?
Tem sido edificado espiritualmente?
Está edificando outros também?
Está ajudando no crescimento do Corpo de Cristo?


7 – A IGREJA É O DIFÍCIO DE DEUS.

            “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para o santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito” Efésios 2:19-22.

            “Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” – 1Pedro 2:4-5.

Outras figuras da igreja que a Bíblia apresenta é um edifício, que está sendo construído da seguinte forma:

  • ALICERCE – Toda construção é formada sobre um lugar forte e firme, que chamamos de alicerce. É a base para que se formar não caia e possa resistir a todas as intempéries. Na comparação da igreja, temos dois componentes desse alicerce:

a-) Cristo, a pedra angular – Jesus cristo é a pedra de base sobre a qual a igreja, como edifício de Deus, é formada. Não existe outro fundamento, somente Cisto. Ele é o alicerce, porque é a Rocha firme, a pedra de esquina, que é colocada para que a base não se abale. Que bênção saber que a igreja está colocada sobre uma rocha firme e eterna

b-) Fundamento dos apóstolos e profetas – Sobre a pedra básica vem o fundamento dos apóstolos e profetas. Os apóstolos receberam o ensino básico do Senhor Jesus, e foram responsabilizados de passar adiante esses princípios. Os profetas foram aqueles que trouxeram todas as revelações e promessas de Deus descritas no Antigo Testamento.

  • OS MEMBROS DA IGREJA SÃO AS PEDRAS VIVAS – Sobre o alicerce, são colocadas as pedras que formam os edifícios. O apóstolo Pedro chama os membros da igreja de pedras vivas, que são ligados por uma argamassa muito especial, composta pela unidade do Espírito Santo e o amor de Deus.
Este edifício está sendo formado a cada momento (simbolicamente seria Atos 29 – não existe nas Escrituras, mas seria a continuação do trabalho dos apóstolos, a continuação da igreja na terra, o dia-a-dia dos que estão em Cristo Jesus) que uma pessoa reconhece seu pecado, se arrepende e recebe a Cristo como Salvador e Senhor.
Que linda figura a do Edifício de Deus, que mostra nossa base em Cristo, na Palavra de Deus, e nossa unidade como pedras ligadas ás demais pedras.
Portanto, uma pedra viva não pode ficar brigando com outra pedra viva, nem saindo da igreja por causa de coisas simples e irrelevantes. Como pedras vivas devemos nos basear sempre no Senhor e sua Palavra e viver em unidade com outros cristãos.


DIGITADO PELO MISSIONÁRIO RENÊ - ALIADO DE DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário