sábado, 12 de outubro de 2019

SEMEANDO ESPERANÇA NAS ESCOLAS

SEMEANDO ESPERANÇA NAS ESCOLAS


Mas como isso seria possível?

A Mocidade para Cristo do Brasil (MPC) é um movimento cristão, sem fins lucrativos, com foco na juventude. Atuante em mais de 130 países, nasceu na década de 40 nos Estados Unidos. Chegou ao
Brasil em 1952, tendo hoje sua sede em Belo Horizonte-MG e mais de 140 filiais em todo o Brasil.



Com a visão : 
Cada jovem/adolescente, em cada grupo de pessoas, em cada país/cidade terá a oportunidade de ser um seguidor de Jesus Cristo.

Com a missão : 
Atuar no corpo de Cristo, dedicados e comprometidos com a evangelização de jovens, apresentando-lhes a pessoa, a obra e os ensinamentos de Jesus Cristo, e discipulando-os a tornarem-se membros ativos da igreja.

Com o lema : 
Ao compasso dos tempos, mas ancorada na rocha.

AS MISSÕES URBANAS:

. Capelania Escolar
. Projeto Escola da Vida
. Estudantes em Ação
. Desperta Débora
. Homens de Coragem
. Coaching
. Treinamento de Líderes
. Acampamentos de crianças/adolescentes

MISSÕES NO EXTERIOR:

. São Tomé e Príncipe
. Rússia
. Irlanda
. Portugal (em breve).


Desafios e Oportunidades:

CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
Apatia
Mundo Virtual X Mundo Real
Sexualidade precoce
Medo
Fragilidade
Abandono
Intolerância
Egocentrismo

FAMÍLIAS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
Medo
Insegurança
Angústia
Ausência
Pressão
Depressão
Solidão
Autoestima

ORIGEM E SIGNIFICADO DA PALAVRA CAPELANIA

ORIGEM E SIGNIFICADO DA PALAVRA CAPELANIA



São Martinho nasceu em 316 a.D. (Anno Domini), na antiga Panônia (atual Hungria) e faleceu em 397, a.D., com 81 anos de idade. Era filho de um veterano tribuno militar romano o qual odiava o Cristianismo. O pai de Martinho foi transferido para Pavia, na Itália, levando consigo sua família. Logo depois, Martinho iniciou seus estudos a respeito do Cristianismo, mesmo sem o conhecimento dos pais.
Aos 12 anos, Martinho começou a sonhar com uma vida contemplativa e reclusa do mundo, ideia desaprovada por seu pai que, para impedir o alcance desse objetivo, valeu-se de um edito imperial que ordenava o alistamento dos filhos dos oficiais no exército e alistou Martinho, ainda com 15 anos de idade.
Martinho já integrava o exército e ainda era catecúmeno quando se deu um importante fato contado em suas biografias: a Lenda do Manto de São Martinho. 
A época do fato é estimada em 338 a.D. quando Martinho estava com seus 22 anos de idade. Era um dia de fortíssimo inverno. Ele saiu para fazer uma ronda nos arredores da cidade. Conta-se que, às portas da cidade, encontrou-se com um mendigo quase nu que tremia de frio. O mendigo pediu-lhe donativos. Porém, Martinho não tinha nada para oferecer àquele miserável pedinte. Nesse momento, resolveu pegar a espada com a qual cortou seu manto de lã ( sua capa ) ao meio e entregou uma parte ao mendigo com a qual deveria agasalhar-se do intenso frio. A capa de São Martinho tornou-se símbolo da proteção que ele representava para a França.
Conforme se verifica, é a partir da lenda de São Martinho que conhecemos a origem e o significado da palavra capela e seus derivados. Na língua latina, a palavra empregada para identificar a peça de vestuário que São Martinho repartiu com o mendigo era exatamente capella, cuja tradução para o português pode ser manto ou capa. Assim, é correto afirmar-se que Martinho repartiu sua capella ou manto. Daí, o nome “Capelania”.