sábado, 12 de outubro de 2019

ORIGEM E SIGNIFICADO DA PALAVRA CAPELANIA

ORIGEM E SIGNIFICADO DA PALAVRA CAPELANIA



São Martinho nasceu em 316 a.D. (Anno Domini), na antiga Panônia (atual Hungria) e faleceu em 397, a.D., com 81 anos de idade. Era filho de um veterano tribuno militar romano o qual odiava o Cristianismo. O pai de Martinho foi transferido para Pavia, na Itália, levando consigo sua família. Logo depois, Martinho iniciou seus estudos a respeito do Cristianismo, mesmo sem o conhecimento dos pais.
Aos 12 anos, Martinho começou a sonhar com uma vida contemplativa e reclusa do mundo, ideia desaprovada por seu pai que, para impedir o alcance desse objetivo, valeu-se de um edito imperial que ordenava o alistamento dos filhos dos oficiais no exército e alistou Martinho, ainda com 15 anos de idade.
Martinho já integrava o exército e ainda era catecúmeno quando se deu um importante fato contado em suas biografias: a Lenda do Manto de São Martinho. 
A época do fato é estimada em 338 a.D. quando Martinho estava com seus 22 anos de idade. Era um dia de fortíssimo inverno. Ele saiu para fazer uma ronda nos arredores da cidade. Conta-se que, às portas da cidade, encontrou-se com um mendigo quase nu que tremia de frio. O mendigo pediu-lhe donativos. Porém, Martinho não tinha nada para oferecer àquele miserável pedinte. Nesse momento, resolveu pegar a espada com a qual cortou seu manto de lã ( sua capa ) ao meio e entregou uma parte ao mendigo com a qual deveria agasalhar-se do intenso frio. A capa de São Martinho tornou-se símbolo da proteção que ele representava para a França.
Conforme se verifica, é a partir da lenda de São Martinho que conhecemos a origem e o significado da palavra capela e seus derivados. Na língua latina, a palavra empregada para identificar a peça de vestuário que São Martinho repartiu com o mendigo era exatamente capella, cuja tradução para o português pode ser manto ou capa. Assim, é correto afirmar-se que Martinho repartiu sua capella ou manto. Daí, o nome “Capelania”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário