segunda-feira, 11 de junho de 2012

O QUE É VERDADE NA FÉ ?


O que é verdade nas áreas comuns da vida  é verdade também em assuntos espirituais. Seja você religioso, adepto de algum tipo de “espiritualidade”  ou cético a respeito de qualquer coisa associada com a palavra espírito, ainda assim você é uma pessoa de fé.

Você pode acreditar em um Deus, muitos deuses ou um deus abrangente (de quem tudo e todos são uma parte). Ou você pode crer que não existe nenhum Deus. Mas independente de sua perspectiva, você baseia suas crenças em razões que não podem ser conhecidas com certeza absoluta. Portanto, você deve fazer a diferença com confiança, ou fé.

Mesmo a afirmação “Não há Deus” não pode ser comprovado, então deve ser compreendida pelos ateus com um artigo de fé – confiando que eles têm razões suficientes para não acreditar em Deus e supondo que não irão encarar um dia uma divindade que irá pedir-lhes que prestem contas de suas crenças e ações. Esse tipo de confiança é a versão dos céticos da fé não religiosa.

Porque todos nós vivemos por uma medida de fé no que diz respeito às nossas crenças espirituais, a pergunta importante é está:
            “Em quê estamos baseando nossas crenças?”
            “Colocando de outra forma, por quais meios você alcançou sua fé?”
            “Em que critérios você confiou e valorizou?”
            “De algum modo você chegou ao seu ponto de vista atual, mas como chegou a ele?”

A partir de minhas observações chegamos às nossas crenças a respeito de Deus e assuntos da religião através de uma variedade de abordagens:

“O que o autor chamou de caminho de fé”

Saber em que caminho você está é crucial, porque a abordagem que usar pode ter uma enorme influência sobre a fé que você vai escolher.

Percebi isso durante a faculdade, quando ficou claro para mim que eu aceitei a fé cristã sem um estudo sério, avaliação cuidadosa das informações ou alguma experiência espiritual profunda ou insight. Sobretudo, eu apenas aceitei o que meus pais me disseram. Adotei uma fé de segunda mão. Isso não é errado – mas também não é certo. Eu havia chegado à minha fé através do caminho da fé da tradição, como muitas pessoas fazem, mas quando minha fé foi desafiada por um professor de filosofia, eu soube que devia a mim mesmo fazer uma pausa longa o suficiente para reexaminar minha crença à luz da lógica e da evidência real. Eu precisava ter certeza de que estava escolhendo minha fé por mim mesmo (não apenas herdando de alguma forma dos meus pais) e fazendo isso sabiamente – baseado em critérios confiáveis.

Pense nisso. Você não deve a você mesmo, ale de pensar sobre quais são suas crenças atuais, também olhar para trás e refletir sobre como e por que vocês as escolheu? Fazer isso pode trazer clareza espiritual, algumas possíveis correções de curso e , em último análise, confiança real.

O propósito de SEU CAMINHO DE FÉ é ajudá-lo a identificar como você aborda as decisões de fé. Em termos mais simples, meu objetivo (o do escritor) neste livro é ajuda-lo a descobrir que caminhos de fé você tomou para chegar às suas crenças atuais.

Uma vez identificado seu caminho de fé particular, oferecerei algumas idéias para ajuda-lo a avaliar se este caminho está sendo útil, e se você deve considerar rotas adicionais ou alternativas para descobrir o que é verdade e em que vale a pena confiar.

Não sei para onde sua jornada irá levá-lo, mas deixe-me assegura-lo que é um passo importante – vale a pena considerar cuidadosamente. Estou feliz por ter reavaliado as razões por de trás de minha própria fé quando estava na faculdade, e me certificado de estar confiante nas coisas certas. Pessoalmente, não acho que exista nada mais importante do que escolher com atenção e sabedoria sua fé.

Retirado do livreto – “SEU CAMINHO DE FÉ” – Descubra como escolher suas crenças.
Autor – MARK MITTELBEG

Nenhum comentário:

Postar um comentário