quarta-feira, 13 de junho de 2012

SE LIGA NA REAL!!!


Texto tirado do livro  - CÉLULA DE JOVENS E ADOLESCENTES. – Páginas 14 à 17
Alcançando e discipulando a geração da pós-modernidade por meio de relacionamentos.
Editora – Ministério Igreja em Células.

SE LIGA NA REAL!!!

        A maioria dos jovens valoriza muito ser verdadeiro e aberto. Eles amam a verdade, falam a verdade uns aos outros, dividem opiniões sem medo de ofender, e ainda podem sair da discussão como amigos. Eles querem o mesmo tipo de honestidade e abertura dos adultos.
Eles não estão interessados em uma versão diluída e açucarada da verdade. Eles não toleram padrões falsos, fajutos ou duplos.
Os adultos precisam ser eles mesmo ao alcançar esta geração de adolescentes. Estes percebem imediatamente a  falsidade. C.S. Lewis descreve o tipo  de líder que lel mesmo almeja ser:
“Pensem em mim como um paciente do mesmo hospital que, tendo chegado um pouco antes, pode dar alguns conselhos”
Os adultos não têm todas as respostas, mas eles podem dar orientação para adolescentes se, por meio de seu genuíno amor, conquistarem o direito de falar às suas vidas.
Uma quantidade importante dos jovens de hoje é que eles estão geralmente dispostos a trabalhar com pessoas de outra cor e sexo. (vejo que esta realidade é do pais do autor – Aliado de Deus). Diferentemente das gerações anteriores, eles aceitam namoros inte-raciais e estão à vontade com a mistura de culturas. Esta geração não enfrenta qualquer relutância quando uma de suas amigas dá à luz um bebê mestiço. Embora ainda existam algumas áreas de racismo em certos grupos, a maioria dos jovens hoje está aberta à questões transcultural. A tecnologia está trazendo pessoas muito diferentes para perto umas das outras. A abertura e o entendimento de muitas culturas, diferentes das suas próprias, trazem a eles uma vantagem sem igual.
Os adolescentes também gostam de debates profundos. Depois das reuniões de célula, descobrimos que os adolescentes geralmente ficam acordados te tarde compartilhando “coisas do coração” e visão. Sim, acredite ou não, eles têm visão!!!

Aliado de Deus – e digo mais, a esperança ardi mais nos corações de um adolescente do que de um adulto. Como sei desta verdade? Hoje por trabalhar com esta faixa etária, me sinto como eles, sempre tendo no coração esperança.
1 Coríntios 13: 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

BUSCA ESPIRITUAL

O perfil espiritual desta geração é um tanto complicado. Muitos adolescentes estão dispostos a se identificar com um cristianismo organizado, em igrejas e organizações como os Atletas de Cristo ( Fellowship Chistian Atbletes). Isso acontece porque os limites que estes grupos estabelecem oferencem um angorá em meio a decadência nas famílias, escola e nas ruas. (posso citar a Igreja Bola de Neve, onde seu slogan é – “Jesus não troca estilo, transforma coração” –Aliado de Deus)
Outro grupo de jovens possuem uma visão diferente. “No lugar da estrita adesão à doutrina, muitos adolescentes adotam um espírito eclético e suspeitam de verdades absolutos”, revela uma pesquisa sobre adolescentes de 1999, feita pelo pesquisador religioso George Barna. Mais da metade concordou com a declaração “todo as crenças religiosas ensinam verdades igualmente válidas”( citação - Postmodern Times: A Chistian Guide to Contemporay Thoight and Culture – Tempo pós-moderno: um guia cristão para o pensamento e cultura comteporâneos)
Os adolescentes de hoje aceitam melhor as crenças uns dos outros e tendem a fazer uma grande mistura em seu sistema de crenças. Esse padrão de crenças é acelerado pro meio da internet, que oferece a eles uma enorme quantidade e variedade de credos com um clique. “Aqui há tamanha exposição ao pluralismo a que nenhuma geração jamais foi exposta antes”, diz um professor de religião da Universidade da Califórnia. (Um palestrante uma vez citou que uma criança chega a escola para cursar o fundamental com mais de sete (7) mil horas de televisão em sua mente. Cito, como mudar uma cabeça assim? – Alaido de Deus.).

·       A geração pós-moderna pode ser alcançar?
·       Qual é a resposta a todos esse pluralismo e pensamento relativista?
·       Como alcançaremos a cultura adolescente de hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário