terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O PESO DA INDIVIDUALIDADE

O PESO DA INDIVIDUALIDADE
Retirado da revista GUIA DA DEPRESSÃO INFANTIL. ano 1- n°1

Guia de Depressão infantil destaca que o fato de uma criança ter característica peculiar não necessariamente significa que ela tem depressão. Segundo a neuropedagogia, nem sempre a criança vai se comportar como você deseja, e é normal que ela sinta medo, fique irritada ou tenha problemas com um amiguinho da escola. Mas é importante estar atento para perceber quando esses indícios do dia a dia se tronam mais graves e contínuos, o que demanda acompanhamento. Lembrando-se do que foi publicado anteriormente com título CONSTATAÇÃO DOS SINTOMAS DA DEPRESSÃO *.
Oriento que, somente um profissional pode ajudar e entender se é um comportamento natural ou não. Então, a atenção na observação da criança, tanto para pais como também para professores, é muito importante. Até os 7anos, elas estão de deparando com muitas novidades, enquanto um mundo novo e cheio de desafios, como a alfabetização. Na fase operatória-concreta, os embates estão mais relacionados com a passagem para a pré-adolescência. Aqui, os comportamentos, na busca por uma identidade têm dúvidas que não querem (por medo ou receio) falar com os adultos. É nesse momento que podem surgir problemas relacionados à depressão.
 


Por isso, é fundamental verificar qualquer SINAL de mudança de comportamento e o tempo que esses sinais (por mais de duas semanas constantes*) duram para, então, saber se essas alterações estão relacionadas com a depressão infantil.
Procure então um psicólogo e o melhor caminho, pois somente um profissional saberá diagnosticar. O que os pais podem fazer é ficar de olho em alguns sinais mais comuns (principais sintomas da depressão na infância*), como será listado em outras publicações.
*Está na publicação CONSTATAÇÃO DOS SINTOMAS DA DEPRESSÃO

Dicas rápidas para serem observadas no dia a dia:
• ATÉ 2 ANOS – choro constante, bebê muito quieto, alterações de sono, recusa alimentar e atrasos do desenvolvimento.
• DE 2 A 7 ANOS – quiexas de dores, choro, medos, desinteresse por atividades de que gostava, atraso no desenvolvimento da linguagem, encoprese, enurese, agressividade e irritabilidade.
• DE 7 A 17 ANOS – queda no rendimento escolar, falta de motivação, agressividade, irritabilidade, isolamento e desatenção.

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