sábado, 16 de janeiro de 2016

Ética na tomada de decisões



Ética na tomada de decisões

            O que seria Ética -  é quando fazemos uma reflexão de tudo que temos em nossa personalidade, caráter e moral. Depois desta reflexão é que vamos tomar uma decisão. Vejo que a melhor perspectiva na tomada de decisões é o “errar menos possível”,  a menos que não consigamos exercitar nossa ética nas tomadas de decisões.

A tomada de decisões está sempre presente em qualquer atuação de nosso dia-a-dia e envolve diversos elementos que, quando mal gerenciados ou negligenciados, podem levar ao fracasso da decisão. Sob o prisma ético (reflexão), esse fracasso pode afetar não somente questões financeiras e legais, mas também sociais (familiar e religiosa), envolvendo a perda da credibilidade e confiança por parte dos envolvido no processo.

É importante lembrar que a tomada de decisões não ocorre somente para a solução de problemas, mas também para o aproveitamento de oportunidades. Os critérios são praticamente os mesmos nos dois casos, mas deve-se ficar sempre atento às características do problema ou da oportunidade.
Durante o processo de tomada de decisão, devem-se fazer algumas perguntas importantes, tais como:

·         Qual o problema ou oportunidade?
·         Quais as prioridades?
·         Quais os objetivos da decisão?
·         Quais as alternativas?
·         Quais as suas vantagens e desvantagens?
·         Qual alternativa é melhor?
·         Como implementar a escolha?
·         Como será feito o monitoramento?

A tomada de decisão envolvendo aspectos de responsabilidade social, meio ambiente, qualidade, governança corporativa e outros modelos fortemente voltados para a ética geralmente é muito complexa e possui um elevado número de variáveis, sobre muitas das quais ainda se tem poucos dados ou são de difícil caracterização.

Cada uma dessas variáveis deverá ser avaliada em termos éticos por um código de ética, além da necessidade de estar condizente com os aspectos legais e morais.


Para facilitar a forma de agir em um processo ético de tomada de decisão, Cosenza e Chamovitz (2007) apresentaram um fluxograma que contempla valores morais como verdade, justiça e honestidade, além do caráter legal de viabilidade. Como mostra esse fluxograma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário