sexta-feira, 16 de janeiro de 2026
ANSIEDADE NA FELICIDADE COMO EVITAR?
*Artigo acadêmico do Curso pós graduação - PSICOTEOLOGIA*
_RENÊ PS_
*CONSIDERAÇÕES FINAIS*
Podemos começar enfatizando o “equilíbrio” como sendo um fator de referência em todas as citações. Navio não afundam por causa da água que está
ao redor dele, navio afunda por causa da água no seu interior. Perder o referencial como ponto de equilíbrio poderá nos causar queda. Todo processo
exige um equilíbrio entre as partes. Freud menciona um interior como o inconsciente e que o recalcamento é forma de gerar um equilíbrio momentâneo.
Dr. Damasceno enfatiza que uma pessoa madura tem razoável equilíbrio no funcionamento interior. Paulo menciona um equilíbrio no ser humano, corpo alma e espírito irrepreensível. Também vemos que uma desordem mental é preocupante, onde a ansiedade é um dos fatores para o desequilíbrio. Lucado
sugere que a mente deve ter somente um ponto de equilíbrio, seria DEUS, deixando o medo de lado e concluindo que a ansiedade não é um pecado e sim um sentimento, quando a ansiedade se torna descontrolada seria semelhante
quando se perde o folego.
Em um universo pesquisado de 33 pessoas, podemos verificar conforme gráficos a seguir, que algumas dificuldades não são de determinados sexo, e
que a diversidade de idades poderá sim influenciar da tomada de decisão (Gráfico 01).
No caso de conhecer o que seria ansiedade (Gráfico 02) observamos que 18% têm este assunto dominado, porém 24% se mostraram mediano com
relação a conhecer o assunto. Sendo assim, na pergunta, "A ansiedade aumenta à medida que o controle percebido diminui", de Max Lucado, vemos o reflexo desta falta de domínio sobre assunto, pois 60% manifestaram-se dizendo que a
ansiedade nos atinge quando estamos despreparados para estar nesta situação. (Gráfico 03).
Já 84% são sabedores que o inconsciente é a maior parte da mente e que, acondiciona momento que poderão ser motivo da falta de controle e
geração do desequilíbrio nas tomadas de decisões. (Gráfico 04).
Uma das conclusões é que o esperar é fator fundamental para se manter fora da ansiedade sem controle, sendo o mesmo percentual dos entrevistados que sabem o que é o inconsciente. (Gráfico 05).
Como isso, iremos fechar trazendo os gráficos onde a Regra 8+8+8 poderá ser uma ferramenta para gerenciamento de nossa ansiedade, pois
estaremos com o controle total das situações. Dentro desta visão, iremos começar pela Interação, que seria a forma de estarmos nos relacionando com todos nossos oikos, porém iremos focar somente na área que trata os 3-F, mais
precisamente na FELICIDADE, dentro da Regra. Vemos que nesta pesquisa quase a metade tem a felicidade como primazia (Gráfico 06).
Porém o tempo destinado para a interação está abaixo do que se destina para ter uma qualidade de estar com o próximo. (Gráfico 07)]
Fechado a pesquisa, temos os gráficos onde os dados tratados nos revelam uma falta de coordenação para se ter uma vida equilibrada e com
qualidade.
Sendo assim, foi elaborado um Fluxograma (final do artigo), que está contido nos Anexos, para se ter uma forma de conduzir o tempo e sabermos o quanto estamos em rota de colisão com a ansiedade, e assim, proporcionar uma retomada desta rota, principalmente para gerenciar as decisões.
No livro de Eclesiastes, Salomão já tinha definido este tipo de dificuldades, tanto é que, o livro nos posiciona em vários fatores, porém, vou fechar com o capítulo 3 desde livro, onde se diz que:
Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, 3 tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir,4 tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter,6 tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, 7 tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, 8 tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz. [..] Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.
Concluindo:
Então existe este tempo, nós que ainda não sabemos tratar este tempo com o devido carinho e importância, pois há tempo para tudo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)








Nenhum comentário:
Postar um comentário