domingo, 21 de dezembro de 2014

NATAL, VOCÊ TEM PRESENTEADO O ANIVERSARIANTE?


NATAL, VOCÊ TEM PRESENTEADO O ANIVERSARIANTE?


Nestes dias que estão findando, sempre pensamos em presentes. Este espírito natalino tem estado cada vez mais presente na vida cotidiana da humanidade, principalmente no ocidente. Vejo que isso seria natural, pois o cristianismo teve esta tendência de se expandir neste hemisfério. Na história vemos isso acontecendo através das navegações e explorações de novos caminhos para o comércio. Se não for todo interesse em mercado e poder, talvez uma minoria não fosse assim.
Esta vontade de possuir tem dia e hora marca. Dia 1 de dezembro, quando o comércio fica como uma criança nova, sem horário para dormir e fome a todo o momento. No caso da criança, deixa a mãe muito cansada e exausta. Do comércio, uma loucura nos grande centro de comercialização de produtos. Neste momento a criatividade faz uma diferença muito importante, pois quem inova na forma de divulgar seus produtos, vende e fatura o esperado.
Mas a pergunta é se tem um aniversário, sabemos de quem é?
No contexto de um aniversário, muitas vezes existe o convidado indiscreto que nem sabe o nome do aniversariante (dito SAPO), vem para comer, se divertir e até chamar mais atenção que o dono da festa.
Este até entendo, pois é um doente. Seu prazer é burlar toda e qualquer segurança que evite ele entre nesta festa.
Para estar em uma festa, devemos ser convidados. Este processo acontece de primeira mão porque o aniversariante conhece e quer que aquela pessoa esteja com ela para comemorar mais um ano de vida. Existem alguns casos que se convida por elegância, pois não tem interesse que ter esta pessoa ao seu lado, mais faz parte do seu dia-a-dia e por força da educação, convida.
Mas vou me apegar no mais simples e fácil convite, as das pessoas que nos cerca e nos faz sentir bem. São parentes, amigos  tanto do trabalho, como também, determinado círculo social que participamos. Estas pessoas, que a partir de agora menciono como “convidados” é que vou me referir.
Quando você é convidado para um aniversário temos que ter uma cautela com referencia ao presente, pois tudo que o aniversariante almeja e abrir seu presente e a surpresa têm que fazer parte do processo natalino. A escolha não pode ser ao acaso, temos que pesquisar várias formas de se presentar, como não repetir o presente, não constranger, e vejo que o mais importante é supri necessidade. Por isso, o melhor seria perguntar ao aniversariante ou pessoas mais próximas dele quais são as suas necessidades.
Mas vamos simular uma situação típica de aniversário, e aproveitando este mês de dezembro, vou mencionar o aniversário mais famoso do mundo, o de Jesus. Você pode até comemorar, mas vamos analisar em que tipo de convidado você esta enquadrado?
O primeiro seria o mais indiscreto, aquele que entra, come, bebe e sai ainda levando bolo para casa. Seria o SAPO. Este não tem nenhum vinculo, por isso, nem quer saber nome do aniversariante, quantos anos, cidade que nasceu, circunstancia no dia que nasceu. Mas sabe o dia do aniversário, pois olha para o relógio e vê a data. Este convidado só quer se alegrar e não se importa com o aniversariante. Você é um deste tipo? Sabe que dia 25 é aniversário de Jesus, mas não tem nenhum vinculo, pois bebe, come e se diverte, mas nem cumprimenta o felizardo como se deveria.
Ou você é aquele que por elegância o aniversariante lhe convida. Você até sabe que ele tem uma tendência a não lhe convidar, mas no último momento que precede a data natalina vem e lhe convida. Você até fala que vai, mais pensa final do dia uma forma de não ir. Nem sabe como comprar o presente.
Vamos ver agora aquele que vai ser convidado, pois tem todo pré-requisitos de participar deste aniversário. Sua presença é que vai fazer a diferença naquele momento de comemoração. O aniversariante sabe de cor e saltado todos os convidados de sua festa e dependo do grau de amizade, só conta-se o bolo quando este convidado chega. É um momento impar na vida do aniversariante e convidado, pois ali se expressa o verdadeiro amor, carinho pela vida e pelos anos que se passaram. Este convidado também é presenteado com o carinho do aniversariante. O convidado nem precisa levar presente, somente sua presença já é o presente.
Mas no dia 25 de dezembro, onde comemoramos mais um aniversário de Jesus, qual tipo de convidado você se classifica?
Na verdade, quem já observou nas Escrituras Sagradas (Bíblia), pode ver que na verdade o nascimento de Jesus mais é um presente para humanidade do que uma comemoração natalina. Mas, retomando ao assunto, se comemoramos esta data como natalina, de que forma vamos participar deste momento: sapo, convidado sem importância ou, convidado amado pelo aniversariante.
Jesus quando nos convida para seu aniversário, ele não vê nada disto, somo nós que vamos se portar desta forma citada acima. Tudo vai depender de nosso relacionamento com Ele. Pois, o maior presente, falo novamente, é o nascimento do menino Jesus.
Este presente foi nos dado por Deus, pois Deus nos presenteou com um grande amor (João 3:16) para que podemos suprir nossas necessidade de pecadores. Pois tínhamos dificuldades de estar com Deus no céu (Romanos 3:23).
O nascimento nos trouxe uma nova esperança de vida eterna.
Mas o que a Bíblia nos relata sobre o natal (presente de Deus)?
Vendo o processo no nascimento do Cristo, este momento nos monstra alguns convidados da época. Primeiro foram os pastores e depois os viajantes. Em ambos vemos a mesma atitudes de ir à festa, mesmo não mensurando as dificuldades. Os pastores a escuridão e os viajantes à distância. São adversidades constantes em nossas vidas, onde a escuridão pode ser a falta de visão no acontecimento natalino. Já na distância vemos obstáculo que devemos transpor como religiosidade, tempo, falta de compromisso.
Vemos até o “sapo” que seria Herodes, mas que foi barrado pela obediência dos viajantes as orientações do anjo de Deus. Não tivemos sapo nesta festa.  Oh glória!!!!
Este presente foi tão valioso para humanidade que hoje quem usa dele, acreditando que Jesus morreu na cruz, conforme esta na Bíblia, e depois foi sepultado e que ao terceiro dia ressuscitou, conforme esta na Bíblia (1 Coríntio 15:3-4), vai deixar de ser condenado pelo pecado.
Se você acreditar neste fato, você vai poder ser chamado Filho de Deus (João 1:12) e ser herdeiro do Céu, ou melhor, co-herdeiro com Jesus (Romanos 8:17), o aniversariante do mês de dezembro.
Pois se acreditamos, utilizando a fé, vamos nascer de novo e teremos um presente maravilhoso que é ir para Céu (Apocalipse 21).
Então, vamos festejar o natal?
Vamos dar parabéns ao verdadeiro aniversariante?
Feliz natal !!!!!


Renê – Missionário. 

domingo, 14 de dezembro de 2014

EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS

SER FIEL É MAIS IMPORTANTE DO QUE  SER BEM SUCEDIDO.
Retirado do livro Crianças Perdidas -  Bill Wilson.

No século 19 os diáconos de uma pequena igreja na Escócia, foram até o seu pastor idoso e explicaram: “Nós temos a impressão que está na hora que o Senhor como pastor se demita da nossa igreja. Ano  passado o Senhor só levou uma pessoa a Jesus, e este era um menino de nove anos de idade.”
Este menino chamava-se Robert. O pastor havia levado o menino na sua casa, porque a família do menino não tinha mais condições para sustentar ele. Entre o pastor e o menino cresceu um relacionamento profundo. Mas agora o pastor foi demitido da igreja e teve que ir. O homem velho e o menino foram separados.
Mas quase vinte anos mais tarde desenvolveu-se desse menino um teólogo significante, que traduziu a Bíblia em várias linguagens. Seu nome era ROBERT MOFFAT (http://no-caminhodejesus.blogspot.com.br/2012/12/21-de-dezembro-de-1795-robert-moffat.html)
Robert Moffat foi um homem o qual o desejo achou até os ouvidos de reis e foi conhecido no mundo inteiro como pai da missão exterior.
  ROBERT MOFFAT

Durante uma breve exortação numa universidade inglesa, Moffat explicou : “norte da África existe um país, que não foi alcançado até agora pelo evangelho. Eu vi a fumaça de milhões de povoados que nunca tinham escutado o evangelho.” Aí ele disse: “ALGUÉM PRECISA IR LÁ”.
Atrás, na penúltima fila no lado direito, estava sentado um estudante entre os ouvintes. Este rapaz disse a si mesmo: “ EU QUERO SER ESTE HOMEM.” O nome deste rapaz era DAVID LIVINGSTONE.
Muitos anos parecia que ninguém mostrava interesse no seu trabalho na selva da África, numa região que não estava registrada num mapa geográfico até então. Mas finalmente espalhou-se pela Europa a história do seu avançar. Quando ele morreu na África central no Lake Banweulu, o rei da Inglaterra mandou embaixadores até a África para transportar o corpo para Londres para que fosse enterrado na abadia Weatminster ao lado de reis.
Os africanos disseram: “Não. Ele com certeza queria que fosse enterrado aqui. Ele deu a sua vida pela África. O seu CORAÇÃO estava aqui com nós.” Mas o rei e a liderança da denominação, a qual Livingstone pertencia, não se preocuparam com essas replicações. É estranho. Enquanto Livingstone ainda vivia, ninguém se interessava se  ele viva ou morria. Mas quando ele estava morto, todos exigiram o direito à ele.
 DAVID LIVINGSTONE.

Os embaixadores do rei eram teimosos, e o navio partiu de Londres para buscar o corpo de Livingstone. Mas na noite que o corpo deveria ser levado de volta à Londres, dois africanos que aceitaram Jesus por Livingstone, entraram devagarinho no quarto onde estava o corpo de Livingstone. Ali eles tiraram seu coração com uma faca. Hoje o corpo de David Livingstone está enterrado na abadia Westminster na Inglaterra, mas o seu coração está na África.

Anos antes, muitos acreditaram que o pastor velho era um derrotado. Eles não pensavam naquela época, qual influência sua dedicação teria no futuro, numa única criança, em milhares de missionários e pessoas que iriam se converter.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

QUAL É O TAMANHO DO SEU DEUS?

QUAL É O TAMANHO DO SEU Deus?
Retirado do Devocional Gotas de Esperança para Alma.
todas as nações são perante ele como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo – Isaías 40:17”


 O tamanho do nosso Deus determina o tamanho dos nossos sonhos. Somos o que cremos e nossa fé é determinada pelo tamanho do Deus em quem confiamos. Muitas vezes ficamos desanimados pelas lutas da vida porque vemos a enormidade dos problemas e sentimo-nos muito pequenos. Nessas horas precisamos perguntar: Quem é nosso Deus?  O quanto ele pode? O profeta Isaías diz que o nosso Deus mediu as águas do oceano na concha da sua mão. O nosso Deus mediu o pó da terra em balança de precisão. O nosso Deus chama estrela pelo seu nome e nenhuma delas pode faltar. O nosso Deus do nada criou. Ele sustenta o universo pela palavra do seu poder. Mas, 

Deus não é apenas onipotente, é também gracioso e bom. Ele é o Pai que nos ama com amor eterno. Ele não apenas está assentado num alto e sublime trono, mas também habita com o abatido e contrito de coração. Você não precisa viver dominado pelo medo e ansiedade. O seu Deus é poderoso para cuidar de você. Ele é auto existente, infinito, imenso, eterno, imutável, onipotente, onisciente e onipresente. Ele pode tudo quanto ele quer. Ele é poderoso para tomar conta da sua vida.

domingo, 7 de dezembro de 2014

CUIDADO, SERÁ QUE ESTAMOS ASSIM?

CUIDADO, SERÁ QUE ESTAMOS ASSIM?

Retirado do livro – “CRIANÇAS PERDIDAS”  -BILL WILSON

Lendo este livro hoje e comparando com a realidade local, fiquei com minhas dúvidas: “Será que já estamos sim?”
Veja o que o escritor nos relata: APATIA é uma doença, que se espalha rapidamente e quem é contagiado, pode destruir tudo – não só edificações; mas também famílias. Essa doença não é limitada no bairro baixo (mais pobre). Ela pode se encontrar também nos subúrbios, nas escolas e nas nossas igrejas.

Quando as pessoas se preocupam mais consigo mesmas do que com as pessoas em nossa volta, aí a sociedade começa a vacilar.
Um pastor, que eu conhecia muito bem, faleceu pouco tempo atrás. Uma coisa na vida dele eu nunca vou esquecer, é a pergunta, que ele havia deixado imprimir no timbre da sua igreja. Debaixo de um retrato de um menino e uma menina pequena, que estavam de pé e de mãos dadas, estava escrito: “ QUANTO CUSTA PARA SALVAR UMA CRIANÇA?”

Quanto mais eu vivo (escritor), mais eu entendo, que o sustento, para salvar uma criança, não pode ser calculado em dólares ou cents. Nós só conseguimos salvar uma criança através disso, por que nós damos uma parte da nossa vida a ela.

Pergunta-se, porque se encontram tantas pessoas na miséria, num país que foi abençoado ricamente. É difícil de entender, como um país, onde existem mais de quatrocentas mil igrejas, vivência tal decadência moral.


O que restou da REFORMA, que começou, quando Lutero bateu suas noventa e cinco teses na porta da igreja Wittenburg? O que reswtou do avivamento, que foi desatada, por John e Charles Westey andando de cavalo de um lugar para outro e pregando? Por que existem tão poucas igrejas nas denominações que nasceram dos movimentos, que investiram suas forças, para ganhar pessoas para Deus?
Quando cristãos param de se preocupar com outras pessoas, aí a igreja de Cristo começa a morrer. Não são organizações, que se preocupam por alguém, são as pessoas. Quando uma igreja só se preocupa preponderante (mais importância) pelo seu bem e pela defesa das suas tradições, aí já muito rápido não há mais um motivo, porque uma igreja assim em geral ainda continua. Por isso as igrejas de hoje precisam guardar uma paixão ardente, para ganhar pessoas. Esta é a única esperança para a igreja.
Nas cartas da igreja ou cartazes é anunciado : SEJA BEM VINDO! Mas quando uma pessoa marcada pela miséria e pecado, realmente entra na igreja, uma atitude totalmente diferente é transmitida a ela: seja bem vindo, mas não no lugar do meu lado.
Quando é recolhida uma oferta para missão, aí muitos só dão porque eles estão com uma oferta para missão, aí muitos dão porque eles estão com uma consciência pesada. É muito mais fácil de colocar um dólar no ofertório, do que participar da obra.
Antes da morte Mahatma Gandhi, o famoso líder hindu(estadista – coisa que o nosso país necessita URGENTE) explicou : “A ÚNICA COISA QUE SEMPRE ME IMPEDIU DESER CRISTÃO, ERAM OS CRISTÃOS” . triste, não é verdade? Triste, porque é verdade!!!
Chegou o tempo, que nós paramos de refletir nossa fachada exterior e nossa personalidade. Nós devemos pedir a Deus, que ele ilumine e investigue com a sua luz direto no nosso coração. Nós precisamos examinar nossas motivações. PORQUÊ NÓS SERVIMOS? Nós procuramos reconhecimento ou as almas das pessoas, que vivem ao nosso redor, estão realmente no nosso coração, para que queremos fazer com que eles atentem a uma vida com Deus?

O Senhor não nos pede, que nós salvemos pessoalmente o mundo inteiro. Ele quer mais é, que nós comecemos, a nos preocupar por alguém, que necessita nosso amor. Nós não fomos para o bairro baixo (mais pobre), para sermos servidos, mas sim para SERVIR!!!.