domingo, 21 de dezembro de 2014

NATAL, VOCÊ TEM PRESENTEADO O ANIVERSARIANTE?


NATAL, VOCÊ TEM PRESENTEADO O ANIVERSARIANTE?


Nestes dias que estão findando, sempre pensamos em presentes. Este espírito natalino tem estado cada vez mais presente na vida cotidiana da humanidade, principalmente no ocidente. Vejo que isso seria natural, pois o cristianismo teve esta tendência de se expandir neste hemisfério. Na história vemos isso acontecendo através das navegações e explorações de novos caminhos para o comércio. Se não for todo interesse em mercado e poder, talvez uma minoria não fosse assim.
Esta vontade de possuir tem dia e hora marca. Dia 1 de dezembro, quando o comércio fica como uma criança nova, sem horário para dormir e fome a todo o momento. No caso da criança, deixa a mãe muito cansada e exausta. Do comércio, uma loucura nos grande centro de comercialização de produtos. Neste momento a criatividade faz uma diferença muito importante, pois quem inova na forma de divulgar seus produtos, vende e fatura o esperado.
Mas a pergunta é se tem um aniversário, sabemos de quem é?
No contexto de um aniversário, muitas vezes existe o convidado indiscreto que nem sabe o nome do aniversariante (dito SAPO), vem para comer, se divertir e até chamar mais atenção que o dono da festa.
Este até entendo, pois é um doente. Seu prazer é burlar toda e qualquer segurança que evite ele entre nesta festa.
Para estar em uma festa, devemos ser convidados. Este processo acontece de primeira mão porque o aniversariante conhece e quer que aquela pessoa esteja com ela para comemorar mais um ano de vida. Existem alguns casos que se convida por elegância, pois não tem interesse que ter esta pessoa ao seu lado, mais faz parte do seu dia-a-dia e por força da educação, convida.
Mas vou me apegar no mais simples e fácil convite, as das pessoas que nos cerca e nos faz sentir bem. São parentes, amigos  tanto do trabalho, como também, determinado círculo social que participamos. Estas pessoas, que a partir de agora menciono como “convidados” é que vou me referir.
Quando você é convidado para um aniversário temos que ter uma cautela com referencia ao presente, pois tudo que o aniversariante almeja e abrir seu presente e a surpresa têm que fazer parte do processo natalino. A escolha não pode ser ao acaso, temos que pesquisar várias formas de se presentar, como não repetir o presente, não constranger, e vejo que o mais importante é supri necessidade. Por isso, o melhor seria perguntar ao aniversariante ou pessoas mais próximas dele quais são as suas necessidades.
Mas vamos simular uma situação típica de aniversário, e aproveitando este mês de dezembro, vou mencionar o aniversário mais famoso do mundo, o de Jesus. Você pode até comemorar, mas vamos analisar em que tipo de convidado você esta enquadrado?
O primeiro seria o mais indiscreto, aquele que entra, come, bebe e sai ainda levando bolo para casa. Seria o SAPO. Este não tem nenhum vinculo, por isso, nem quer saber nome do aniversariante, quantos anos, cidade que nasceu, circunstancia no dia que nasceu. Mas sabe o dia do aniversário, pois olha para o relógio e vê a data. Este convidado só quer se alegrar e não se importa com o aniversariante. Você é um deste tipo? Sabe que dia 25 é aniversário de Jesus, mas não tem nenhum vinculo, pois bebe, come e se diverte, mas nem cumprimenta o felizardo como se deveria.
Ou você é aquele que por elegância o aniversariante lhe convida. Você até sabe que ele tem uma tendência a não lhe convidar, mas no último momento que precede a data natalina vem e lhe convida. Você até fala que vai, mais pensa final do dia uma forma de não ir. Nem sabe como comprar o presente.
Vamos ver agora aquele que vai ser convidado, pois tem todo pré-requisitos de participar deste aniversário. Sua presença é que vai fazer a diferença naquele momento de comemoração. O aniversariante sabe de cor e saltado todos os convidados de sua festa e dependo do grau de amizade, só conta-se o bolo quando este convidado chega. É um momento impar na vida do aniversariante e convidado, pois ali se expressa o verdadeiro amor, carinho pela vida e pelos anos que se passaram. Este convidado também é presenteado com o carinho do aniversariante. O convidado nem precisa levar presente, somente sua presença já é o presente.
Mas no dia 25 de dezembro, onde comemoramos mais um aniversário de Jesus, qual tipo de convidado você se classifica?
Na verdade, quem já observou nas Escrituras Sagradas (Bíblia), pode ver que na verdade o nascimento de Jesus mais é um presente para humanidade do que uma comemoração natalina. Mas, retomando ao assunto, se comemoramos esta data como natalina, de que forma vamos participar deste momento: sapo, convidado sem importância ou, convidado amado pelo aniversariante.
Jesus quando nos convida para seu aniversário, ele não vê nada disto, somo nós que vamos se portar desta forma citada acima. Tudo vai depender de nosso relacionamento com Ele. Pois, o maior presente, falo novamente, é o nascimento do menino Jesus.
Este presente foi nos dado por Deus, pois Deus nos presenteou com um grande amor (João 3:16) para que podemos suprir nossas necessidade de pecadores. Pois tínhamos dificuldades de estar com Deus no céu (Romanos 3:23).
O nascimento nos trouxe uma nova esperança de vida eterna.
Mas o que a Bíblia nos relata sobre o natal (presente de Deus)?
Vendo o processo no nascimento do Cristo, este momento nos monstra alguns convidados da época. Primeiro foram os pastores e depois os viajantes. Em ambos vemos a mesma atitudes de ir à festa, mesmo não mensurando as dificuldades. Os pastores a escuridão e os viajantes à distância. São adversidades constantes em nossas vidas, onde a escuridão pode ser a falta de visão no acontecimento natalino. Já na distância vemos obstáculo que devemos transpor como religiosidade, tempo, falta de compromisso.
Vemos até o “sapo” que seria Herodes, mas que foi barrado pela obediência dos viajantes as orientações do anjo de Deus. Não tivemos sapo nesta festa.  Oh glória!!!!
Este presente foi tão valioso para humanidade que hoje quem usa dele, acreditando que Jesus morreu na cruz, conforme esta na Bíblia, e depois foi sepultado e que ao terceiro dia ressuscitou, conforme esta na Bíblia (1 Coríntio 15:3-4), vai deixar de ser condenado pelo pecado.
Se você acreditar neste fato, você vai poder ser chamado Filho de Deus (João 1:12) e ser herdeiro do Céu, ou melhor, co-herdeiro com Jesus (Romanos 8:17), o aniversariante do mês de dezembro.
Pois se acreditamos, utilizando a fé, vamos nascer de novo e teremos um presente maravilhoso que é ir para Céu (Apocalipse 21).
Então, vamos festejar o natal?
Vamos dar parabéns ao verdadeiro aniversariante?
Feliz natal !!!!!


Renê – Missionário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário